Eliane Parreiras: Secretária de Cultura de Minas Gerais
Imagem: Arquivo UAI
Minas cresceu e vem crescendo muito culturalmente. São inúmeras campanhas de teatro, de dança, oficinas, exposições, museus, bibliotecas, ações culturais, disseminadas ao longo dos anos e que já fazem parte da agenda dos mineiros. O que teremos hoje? É uma pergunta redundante para o público que frequenta constantemente os vários pontos culturais de Belo Horizonte, por exemplo.
Aos 35 anos, e com um olhar experiente e inovador, Eliane Parreiras, assume a Secretaria de Cultura de Minas Gerais focada em proposta de inovação. Em entrevista ao Jornal "O Tempo", a Secretária traçou as diretrizes de sua atuação, dentre:
- Articulação do Estado num grande programa de profissionalização de mão de obra para a área cultural. Nesse ínterim, Parreiras enfatizou que "Minas passa por um crescimento muito grande, não apenas em Belo Horizonte, mas também no interior. Há necessidade de investir na capacitação, e isso passa por diversos setores. o que a gente enxerga é um cenário de geração de emprego através da qualificação de mão de obra."
- Fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura
"Traçar uma gestão integrada entre as entidades e mais diálogo entre as unidades e órgãos, para se obter mais resultados e potencializar os recursos que se tem."
- Ênfase no patrimônio cultural
"Trata-se de um programa específico para amparar a educação cultural, a preservação de cidades históricas e preservação do patrimônio em parceria com com a Secretaria de Infraestrutura e a Secretaria de Turismo."
- Ampliação da interiorização
"A idéia é fortalecer as representações regionais, mapear as vocações e demandas e integrar dados".
Eliane ainda relatou que devido a crise de 2008, o orçamento da Secretaria de Cultura será compacto este ano, mantendo-se o mesmo de 2010, mas muitos projetos continuarão. O Edital "Cena Minas" está com inscrições abertas até 11 de fevereiro. Ver: http://www.cultura.mg.gov.br/. / http://www.institutosergiomagnani.org.br/editais/
Parreiras demonstra bastante lucidez, sabe que embora a Secretaria da Cultura tenha um aspecto muito particular, que contemple o artista, mas também o cidadão, diz que seu interesse maior é o público, afinal é o motivo principal da Secretaria existir.
Fonte: Jornal "O Tempo".
Sobre Eliane Parreiras: tem 35 anos e é formada em comunicação social, com pós-graduação em marketing pela Fundação Getulio Vargas. Já esteve por duas vezes na Fundação Clóvis Salgado. De 1999 até 2002, atuou na área de marketing e na superintendência de programação, e, entre 2009 e 2010, ocupando a presidência da instituição. Foi diretora executiva do Instituto Cultural Usiminas, no momento em que era implantado em Ipatinga o teatro da instituição. Integrou a equipe que implantou o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Defende a sensibilização das pessoas, em especial dos jovens, para a cultura, questão que, observa, não pode ser reduzida apenas aos aspectos econômicos.
Para saber mais dos programas de Eliane Parreiras, nova Secretária da Cultura, entre:
Nesta foto: Rafael, eu, a cordenadora cultural Abilde e a Assistente Social D. Ana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário